terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FIQUE POR DENTRO: SALVADOR, TERRA DE TODOS OS RITIMOS

O termo Gospel é de origem inglesa, derivado de God spell, que significa palavra de Deus. O estilo foi propagado pela igreja protestante dos Estados Unidos da América no início do século XX. Com o passar do tempo, as músicas que relatam conteúdos religiosos com estilo tradicional acabaram ganhando novos ritmos pelo mundo e, na Bahia, não foi diferente.
De acordo com o escritor Salvador de Sousa, o movimento Gospel surge em 1989, concentrando-se no aspecto musical evangélico. As letras são contextualizadas à realidade brasileira e os diversos ritmos nunca antes vistos na música evangélica, como axé, rap e pagode são agregados.
A adaptação de ritmos diferentes do convencional para atrair fiéis está dando certo. No último censo apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1991 a 2000, o número de evangélicos cresceu de 13,7 milhões para 26,1 milhões em todo o Brasil. Mantendo-se esse crescimento até 2020, metade da população brasileira será formada de evangélicos.
Na opinião de Sousa, o aumento da população evangélica foi também influência da música Gospel. “Eu mesmo tive a oportunidade de assistir shows evangélicos em igrejas, praças, ginásios de esporte, boates, a maioria promovidos por igrejas. Nesses encontros havia inúmeras pessoas, muitas das quais atenderam o apelo para aceitarem a Cristo”, diz ele.
Desde 2000, o bloco Sal da Terra, grupo musical da Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI), do bairro de Nazaré, vai às ruas do Pelourinho com muita música, percussão, instrumentos de sopro, capoeira, dança e dramatização durante a maior festa popular de Salvador, o Carnaval. Em 2008, foram mais de 600 pessoas acompanhando o ritmo. “Nossos tambores são libertadores. Nosso objetivo é apresentar ao povo um Deus vivo que Santos, 33 anos, ex-integrante do grupo Olodum, no qual passou 15 anos. Ele é líder do Sal da Terra há quatro e vê neste projeto uma estratégia de evangelização. “A música é um elemento que envolve e mexe com a alma do indivíduo”.
Outra figura de destaque, também ex-integrante do grupo Olodum, é Antônio Lazaro Silva, o “Irmão Lázaro”, que após passar por “colisões”, como se refere ao passado em sua página na web, hoje canta louvores em ritmo de samba-reggae, adaptando novas letras às suas melodias, canções que estão entre as mais pedidas nas rádios Gospel em todo o Brasil. Seus shows são sempre lotados, como o último em Salvador – dividido com outras bandas -, onde compareceram mais de 20 mil pessoas. São quatro CDs, com tiragem de 50 mil cópias, e um DVD, com 185 mil cópias vendidas, que o fizeram ganhar disco de platina triplo e DVD de diamante. Detalhe: suas gravações são independentes.
Batista, Renascer em Cristo, Comunidade Evangélica, são algumas igrejas que aderiram a este novo formato musical. Os louvores tradicionais têm seu espaço, mas a diversidade musical é o marco na atual conquista de novos fiéis.

Nenhum comentário: